Join - Inner,Left and Join


1 - CONCEITO:

A cláusula JOIN é usada para combinar dados comuns de duas ou mais tabelas do banco de dados, baseado em um relacionamento entre colunas destas tabelas. Vamos abordar duas maneiras de utilização da cláusula JOIN, são elas: RIGHT JOIN, LEFT JOIN e INNER JOIN.
Nessa imagem, temos a representação de duas tabelas (A e B) e o resultado esperado por cada tipo de join:









Figura 1 - Representação gráfica .Figura 2 - Representação gráfica. Figura 3 - Representação gráfica do INNER JOIN. do LEFT JOIN. do RIGHT JOIN.

O INNER JOIN, funcionamento ilustrado na Figura 1, é retornado os registros que são comuns na tabela A e tabela B;

O LEFT JOIN, funcionamento ilustrado na Figura 2, obtém-se os registros que estão na tabela A (mesmo que não estejam na tabela B) e os registros da tabela B que são comuns à tabela A.

O RIGHT JOIN, funcionamento ilustrado na Figura 3, acontece o inverso da utilização do LEFT JOIN, é retornado os registros que estão na tabela B (mesmo que não estejam na tabela A) e os registros da tabela A que são comuns à tabela B.


2 - SINTAXE:

RIGHT JOIN:

SELECT tabelaA.colula_da_tabelaA, tabelaB.coluna_da_tabelaB FROM tabelaA RIGHT JOIN tabelaB on tabelaA.coluna_de_comparacaoA = tabelaB.coluna_de_comparacaoB;

LEFT JOIN:

SELECT tabelaA.colula_da_tabelaA, tabelaB.coluna_da_tabelaB FROM tabelaA LEFT JOIN tabelaB on tabelaA.coluna_de_comparacaoA = tabelaB.coluna_de_comparacaoB;

INNER JOIN:

SELECT tabelaA.colula_da_tabelaA, tabelaB.coluna_da_tabelaB FROM tabelaA INNER JOIN tabelaB on tabelaA.coluna_de_comparacaoA = tabelaB.coluna_de_comparacaoB;

3 - PRÁTICA:
Vamos a prática do INNER JOIN, LEFT JOIN e RIGHT JOIN com duas tabelas que contém alguns dados iguais.

Figura 4 - Criação da tabela SetorA e SetorB.

A Figura 4 apresenta a composição de colunas e tipo de valores que serão aplicadas em ambas as tabelas.


Figura 5 - Inserção de valores nas tabelas.
A Figura 5 demonstra a inserção de valores nas colunas das tabelas SetorA e SetorB, além da verificação que os dados foram inseridos e estão corretos.


Figura 6 - Verificar a tabela SetorA


Figura 7 - Verificar a tabela SetorB

Figura 8 - Execução do INNER JOIN

A Figura 8 apresenta o comando INNER JOIN para buscar as pessoas entre as duas tabelas que apresentam a mesma cidade natal. O resultado foi somente que duas pessoas se encaixam no comando.


Figura 9 - Execução do LEFT JOIN

A Figura 9 apresenta o comando LEFT JOIN para buscar as pessoas das duas tabelas que tenham a mesma idade. O resultado é a apresentação da tabela SetorA completa mais os resultados em comum com a tabela SetorB.

Figura 10 - Execução do RIGHT JOIN

A Figura 10 apresenta o comando RIGHT JOIN para buscar as pessoas das duas tabelas que tenham a mesma idade. O resultado é o inverso a da Figura 9, pois ele apresenta a tabela SetorB completa mais os resultados em comum com a tabela SetorA.



Obs¹: A prática é feita com MySQL;
Obs²: A comparação feita na sintaxe é de acordo com a sua necessidade, então pode ser alterada.
Obs³: É necessário ter a tabela para associar os dados;


Texto por:  Isabelle Coimbra, Samilly Beatriz e Arthur Abreu. |  |Revisado e corrigido por Octávio Jorge e Eduarda Morais.



Comments

Post a Comment