O que é um banco de dados?
Uma das definições de banco de dados afirma que se trata de uma coleção de informações que se relacionam de modo que criem algum sentido, isto é, é uma estrutura bem organizada de dados que permite a extração de informações. Assim, são muito importantes para empresas e tornaram-se a principal peça dos sistemas de informação.Além dos dados, um banco de dados também é formado pelos metadados. Um metadado é todo dado relativo a outro dado, sem o qual não seria possível organizar e retirar as informações de um banco de dados.
Alguns afirmam que a expressão é sinônimo de SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), que é um programa de gerenciamento de dados. O termo “banco de dados” também é usado para definir uma base de dados, que é um grupo de dados agrupados por um SGBD.
O SGBD usa uma linguagem para criar a base de dados, sendo que, atualmente, a mais usada é a SQL (Structured Query Language). São vários os SGBDs disponíveis no mercado; alguns são pagos e outros gratuitos.
Alguns dos tipos de SGBD existentes no mercado:
- SQLServer: Um dos maiores do mundo, sob licença da Microsoft;
- MySQL: Trata-se de um software livre, com código fonte aberto;
- FirebirdSQL: Possui código fonte aberto e roda na maioria dos sistemas Unix;
- Microsoft Access: É um Sistema Gerenciador de Banco de Dados que acompanha o pacote Office da Microsoft. Este SGBD tem poucas atribuições profissionais, sendo mais usado para aprendizagem, devido à sua interface amigável;
- mSQL: Sistema pequeno e que trabalha mais com o uso eficiente da memória. Foi criado pela Hughes Technologies Pty Ltd.
SILVA, Débora. BANCO DE DADOS. Disponivel em < https://www.estudopratico.com.br/banco-de-dados/ > Acessado em 12/12/2019
Comments
Post a Comment